Quem sou eu

Minha foto
Mogi mirim, São paulo, Brazil
Tenho 22 anos, tranquei a faculdade de Administracao no 3ª ano para ser au pair, Sou uma menina em busca de oportunidades e novas aventuras, adoro conhecer lugares novos e fazer amigos por toda parte, gosto muito de conversar e desabafar... Adoro desafios, acho que a vida não teria graça sem eles, lutar, lutar e vencer.... este é o meu lema e uma frase para ficar em mente NEVER GIVE UP

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Canadá!!! Será?

Hoje vou falar um pouco sobre o Canadá!
Porque não ser au pair no Canadá?


Melhor forma de estudar e morar no Canadá


Para morar em um outro país é preciso ter garra e força de vontade. Não ter preguiça, gostar de ler e ser "power" virado. Morar no Canadá ainda é o sonho de muitos brasileiros. Por quais razões? Se formos falar das razões que atraem estrangeiros de várias partes do mundo para esse país, citaríamos muitas. Canadá tem um dos mais altos padrões de qualidade de vida do mundo. “O país vem sendo apontado pela Organização das Nações Unidas, desde 1992, como um dos países de maior índice de desenvolvimento humano do mundo (que mede a qualidade de vida em geral), sendo o quarto país no ranking de 2005. Quanto à renda per capita, o Canadá ocupa o décimo-terceiro lugar, segundo o índice PPP (Paridade do Poder de Compra) do relatório do Banco Mundial referente ao ano de 2005”( http://www.canadainternational.gc.ca). È líder em exportações, e também muito rico em recursos naturais.
Quanto à segurança, como a maioria dos países desenvolvidos, o país é um diferencial. Já li vários blogs de brasileiros, residentes das maiores cidades do Brasil, imigrarem para o Canadá apenas sonho de durmir em sua casa e sair com sua família sem receio e medo de ser assaltado.


Lá você não vai sair na rua  com medo de ser assaltado ou com medo de traficantes de "favela". Por que lá a realidade é bem diferente. Eu acredito no crescimento econômico de nosso país, mas infelizmente estamos contaminado com a corrupção, violência e tráfico de drogas.  Nosso país tem um povo bom, e é rico em recursos naturais, mas segurança e igualdade nesse país, só na utopia. 

Por todos esses motivos, e outros não citados, é que muitos de nós, brasileiros, alimentamos o sonho de viver, estudar ou trabalhar em outro país, como por exemplo, o Canadá, ou até mesmo em um outro país que seja desenvolvido. Sendo um pouco mais parcial, eu faço parte dessa categoria. O Canadá, realmente é encantador. Então, depois de muito curiar e “fuçar” a internet e redes sociais descobrir uma das maneiras mais fáceis de morar  e estudar no Canadá que tem atraído centenas de jovens: O programa live-in caregiver. E estou aqui para compartilhar  com vocês.

O live-in caregiver são pessoas que imigram para o Canadá para cuidar de crianças, idosos ou pessoas com deficiência. É categorizado pela imigração canadense como “work temporarily”. Geralmente quem participa do programa são mulheres entre 20 e 30 anos. È um dos melhores programas de “intercâmbio” no Canadá. Não é um intercãmbio. È um programa de trabalho, reconhecido pelo governo. Mas quem pretende fazer intercambio pode utilizá-lo para essa finalidade. Além de ter custos baixos em relação á outros programas de intercambio, voce ganha a passagem de ida, salário e programa de estudo pagos pela família. E o melhor de tudo depois de dois anos pode se tornar residente, podendo assim adquirir todos os direitos de um cidadão canadense. E isso então, não tem preço.

 Quem  pode se candidatar

Para ser elegível nesse programa voçê deve atender os requisitos abaixo:
  • Ter o LMO de um empregador no Canadá
  • Um contrato escrito com o seu futuro empregador, assinado por você e seu empregador
  • Conclusão bem sucedida do equivalente a uma educação escolar canadense secundário (2° grau completo)
  • Treinamento, pelo menos, seis meses ou pelo menos um ano de tempo integral e experiência de trabalho remunerado com crianças (incluindo seis meses com um empregador) nos últimos três anos
  • Bons conhecimentos de Inglês ou Francês
  • A autorização de trabalho antes de entrar no Canadá

Como começar
  1. Ter certeza do que quer, vasculhar a net, ler muitos blogs, a página do governo canadense http://www.cic.gc.ca/english/work/caregiver/index.asp e os fóruns do orkut  na comunidade de Live-in caregivers http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=4224653
  2. Correr atrás dos pré-requisitos já citados acima.
  3. Atendendo todos os requisitos, cadastre-se em um site, crie um loguin para procurar uma família. O melhores sites são: http://www.greataupair.comhttp://www.canadiannanny.ca/content.asp?content_id=1&usertype=cnn 12 e http://www.aupair-world.net/index.php/visa/canada/ Essa etapa, corresponde a etapa em que você corre atrás do empregador. São nesses sites que encontramos a família tão desejada. O diálogo se dá por emails, ligações e conversas por skype. Quando tiver tudo decidido, você pode fechar com a família. E partir para o próximo passo: A corrida pelo visto.
Como aplicar
  • Obter um parecer positivo do Mercado do Trabalho (LMO) do seu empregador
  • Assinar um contrato escrito com o seu futuro empregador
  • Solicitar uma autorização de trabalho
  • Verifique se você precisa de um passaporte e um visto de residente temporário
 O contrato de trabalho escrito deverá garantir que há um acordo justo de trabalho entre você e seu empregador. O contrato de trabalho deve demonstrar os requisitos abaixo:
  • Transporte para o Canadá a partir do seu país de residência permanente ou do país de residência habitual para o local de trabalho no Canadá
  • Cobertura de seguro médico fornecido a partir da data da sua chegada até que você é elegível para o seguro de saúde provincial
  • Local de trabalho seguro de segurança para a duração do emprego (Nesse caso, o local de trabalho é a própria casa do empregador)
  • Todas as taxas de recrutamento, incluindo qualquer quantia a pagar a um recrutador de terceiros ou agentes contratados pelo empregador que teria sido cobrada de você
  • Deveres do trabalho (para não correr risco de voçê ser explorado)
  • Horas de trabalho
  • Salário
  • Condições de alojamento (incluindo casa e alimentação)
  • Férias e licença médica direitos
  • Cláusulas de extinção e resignação
Como voce pode ver, o caregiver  sai do país de origem, com o contrato de trabalho homologado com todos os seus  direitos. "Não tem falcatrua". Esse contrato é assinado tanto por ele quanto por você, e é entregue a imigração.



Depois de aplicar

Depois que o escritório de vistos começa a processar o seu pedido de autorização de trabalho, você será convidado para uma entrevista. Um oficial de vistos vai entrevistá-lo para ter certeza de satisfazer todos os requisitos do programa. Você também vai receber instruções para exames médicos e verificações de segurança em segundo plano. Depois de passar o exame médico e de segurança e atender todas as exigências, você receberá uma carta de aprovação. A autorização de trabalho (work permit) será emitido somente após a sua chegada no Canadá.
Passado os dois anos de trabalho como caregiver voce poderá dar entrada no processo junto ao consulado para ser um residente permanente.


Como residente permanente, você e seus dependentes têm direito:
  • De receber os benefícios sociais que a maioria dos cidadãos canadenses , incluindo a cobertura de saúde.
  • Para viver, trabalhar ou estudar em qualquer lugar no Canadá.
  • Para solicitar a cidadania canadense.
  • À proteção sob a lei canadense e da Carta Canadense de Direitos e Liberdades.
  • Você deve pagar impostos e respeitar todas as leis canadenses a nível federal, provincial e municipal.
Requisitos para ser residente


Depois dos dois trabalhosos e árduos anos, finalmente chega o momento de dar entrada no tão sonhado residente.
 Você pode ser elegível para aplicar para a residência permanente no Canadá depois de ter tido a experiência de trabalho a seguir como um live-in caregiver:
  • 24 meses de emprego de tempo integral, ou 3.900 horas de emprego a tempo integral. Você pode concluir essas horas dentro de um mínimo de 22 meses. Ao calcular o seu horário, você também pode incluir até 390 horas extras. A experiência de trabalho deve ser adquirido dentro de quatro anos da data de chegada.
Ao calcular a sua experiência de trabalho, você não pode incluir:
  • Qualquer período de desemprego
  • Qualquer tempo prolongado fora do Canadá. Por exemplo, se você deixar o Canadá por mais tempo do que o período de tempo de férias atribuído em seu contrato de trabalho, esse período não conta.
  • Qualquer período você trabalha para seu empregador fora do Canadá. Por exemplo, o tempo gasto em férias com a família não conta.
O que pode afetar seu application


você, seu cônjuge ou sócio da lei comum, ou qualquer de seus membros da família tiverem um registro criminal ou um problema médico sério.
Se você não forneceu informações verdadeiras sobre educação, formação ou experiência para o oficial de vistos quando você pela primeira vez aplicado no âmbito do ProgramaCaregiver Live-In, sua aplicação pode ser cancelado.

O que não pode afetar seu application

Seu application não é afetado por sua situação financeira, a actualização de competências no Canadá, situação de trabalho voluntário, civil ou o número de membros da família que você tem em seu país de origem.



Por que ir pelo Live-in Caregiver ?

Bem, se você pesquisar outros programas de intercambio ou imigração vai verificar que são mais burocráticos, demorados e possuem requisitos que são mais difíceis de serem alcançados. Mas tudo depende do seu objetivo e de suas metas antes de viajar para o país.
O live-in Caregiver te dar moradia, salário, integração à vida social canadense e cidadania após dois anos. Nos outros processos voce já deve sair do país de origem  como residente, processo que leva um ano para ser concluído, finalizado. Sem falar que é necessário falar o idioma fluentemente e ter experiencia de trabalho registrado na área em que se deseja atuar. Pelo live-in caregiver é tudo mais fácil. Em se tratando em processo de imigração.



Integração social e a procura pelo tão sonhado emprego depois do permanent resident

Você passa dois anos cuidando de crianças trabalhando em torno de oito horas por dia, que não é nada fácil  e depois do resident permanent, você respira, procura um Ap, tem sua vida própria e vai em busca de um trabalho digno e bem ''remunerado''. Nesse ínterim você descobre que está desatualizada e precisa se reciclar, afinal foram mais de dois anos trabalhando em uma área diferente da sua formação. Para evitar esse tipo de transtorno, é que muitas caregivers fazem um college, ou graduação à distancia para quando finalizarem os dois anos estarem aptas a ser uma profissional canadense. As faculdades de dois anos conhecidas como colleges são baratas e acessíveis, então é preciso aproveitar essa oportunidade para fazer novas amizades, reciclar-se, ganhar estágio, ampliar network e a partir disso, quem sabe, ganhar uma booooa indicação. Então, o segredo para ter sucesso é estudar, fazer curso, pois só assim é possível a inserção no mercado de trabalho canadense.

O lado ruim de ser Caregiver

Se você for pesquisar no orkut, o depoimento das ex au pairs que atualmente são caregivers você encontrará unanimidade em alguns pontos. Um deles é em relação aos benefícios do programa Au pair in USA que inclui bolsa de estudos, tempo para estudar, bastante tempo off,  e a visão do programa como intercambio e não como emprego. O que de "uma certa forma" facilita o relacionamento com a família que está hospedando.
No caregiver, sua prioridade é o trabalho, Você está indo para outro país para trabalhar e não fazer intercâmbio, funções que muitas das vezes incluem tarefas domésticas próprias de um "cleaner" o que não acontece em toda família, mas em boa parte. Porém, nada que um bom diálogo não resolva; basta você impor limites e fechar acordo estabelecendo suas funções na casa, dentro do contrato.
Morar com chefe não é fácil. Principalmente em um país estranho. Mas tudo depende da maneira como se ver a vida e se enxerga as oportunidades. O importante é ter objetivos definidos e" viver um dia de cada vez", se formos pensar na hipótese do que iremos enfrentar, será muito difícil tomar uma decisão árdua como essa de ser babá no exterior.

Se voce tem pouco dinheiro e o seu objetivo é morar e estudar em uma universidade renomada americana ....Não desista.... Vá em frente!!! lembre-se que ser AU PAIR ou CAREGIVER é  a  porta  entrada para realização do seu sonho !!!

Para alimentar esse sonho, nada melhor do que vivenciar o cotidiano canadense mergulhando nos blogs de quem já deixou seu país de origem  pra realizar esse projeto. Abaixo, alguns links de brasileiros que residem no canadá e imigraram pelo skilled worker, e sites que ajudam na integração social canadense.

Ottawa
dicas para quem quer ir para Ottawa
http://www.gotobus.com/ Para quem pretende viajar para o Canadá dos EUA
http://coelhocanada.blogspot.com/   Blog da Denise residente no Canadá, não está atualizado mas tem muitas informações.

Recortes de post:
http://destino-canada.blogspot.com/2006/02/dinheiro-como-levar-para-o-canad.html

Blogs  de Caregivers que já são residentes:

http://lucaregiver.blogspot.com/
http://canadaaquivoueu.zip.net/

O programa Live In caregiver é uma alternativa para quem deseja imigrar para o canadá.
Segue o link explicando o processo:
http://simplesmentenocanada.wordpress.com/2009/07/16/live-in-caregiver-program/

4 comentários:

  1. oi, naty!
    hoje tirei dia pra vir conhecer a tua historia. smp que lia um comentario teu la no blog pensava que precisava fazer isso, mas acabava passando. mas agora to de ferias, entao to dando um jeito nisso hehe

    vi que vc ta on pela apia e pela expert, duas agencias boas :) vc tem bastante horas e provavelmente n vai ter dificuldade em achar familia, só precisa ter paciencia hehe

    e agora, n entendi esse post do canadá. é so por informação mesmo, ou ta pensando em ir pra la? como vou morar em minnesota, quero tentar dar uma turistada nas terras canadenses hehe

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Oie Duda,

    Obrigada por ler ! ;)
    Então eu estava meio desesperada no GAP procurando família no Canadá e nos E.U.A, achei algumas, mas no Canadá eles não queriam esperar porque precisa fazer contrato e tal...

    Mas ontem eu já estava trocando alguns e-mails pelo GAP e encontrei a família perfeita, você esta sabendo em primeira mão viu ;), tive o match ontem, eles vão entrar na Expert, e embarco em Março, não sei exatamente o dia, mas é em março, vou para Buffalo Grove, IL, fica em Chicago, vou ficar um pouco perto de você, olhei no Google da 8 horas ;)

    Vou ficar te devendo as terras Canadenses... rsrsrs

    bjokassss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aiii que legal, agora que li teu post de happy b-day! :D
      PARABENS! pelo match e pelo aniversario ne? hehe
      imagina que tri :)

      tem uma amiga minha, gaucha, que vai em janeiro pra chicago, se tu quiser, posso passar o contato dela! E realmente, eu ja tinha olhado no mapa, e minha host tinha dito que da uma horinha de voo, e n sai tao caro (caso eu n queira ir de carro) hehe

      Excluir
    2. Legal, quero sim, é bom ter amigas por perto... ;)
      Teus weekends são OFF?

      bjokass

      Excluir